Logo F1 SP GP Home page

Cautela, a regra da Fórmula 1 para Jeddah

Por: Castilho de Andrade
14/março/2023
4 min de leitura

O circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, recebeu novas alterações para a corrida do próximo domingo. O objetivo é um só: garantir a segurança da prova. Novas zebras, recuo de barreiras de proteção e alterações em algumas curvas foram adotadas pelos organizadores. Entre as curvas 22 e 23, por exemplo, a estimativa é a redução de velocidade em torno de 40 km/h. O GP da Arábia Saudita será disputado neste domingo, às 14h (hora de Brasília). No sábado, o treino de classificação acontecerá no mesmo horário. A BandTV e a BandNews FM transmitem a prova com exclusividade.

A cautela das equipes antes desta segunda etapa do Mundial de Fórmula 1 2023 tem duas razões. A primeira se refere às modificações introduzidas no traçado. A segunda sobre as possibilidades de cada escuderia. A Aston Martin, por exemplo, a boa surpresa no Bahrein quando assegurou o terceiro lugar para Fernando Alonso, faz prognóstico mais modesto para a corrida, assegurando que não será fácil repetir o pódio. A Ferrari concluiu uma revisão completa nos carros para evitar o que se passou no Bahrein quando Charles Leclerc não completou a corrida, penalizado por um problema de combustão. De qualquer forma, Leclerc disse que a equipe está atrás da Red Bull.

A Mercedes, que não teve gás para acompanhar os ponteiros da prova do Bahrein, passou os últimos dias tentando minimizar as acusações de Lewis Hamilton. O piloto disse que não foi consultado sobre a construção do novo carro e demonstrou desânimo em relação às possibilidades da equipe no Mundial. Houve quem afirmasse que a Mercedes estaria pensando em passar a fornecer os seus melhores motores para a Aston Martin a partir de agora. Algo bastante duvidoso já que o campeonato mal começou e conta com 22 corridas pela frente.

Na Fórmula 1 o que ficou claro nos testes e na abertura do campeonato é que a Red Bull nem precisou utilizar toda a potência que dispõe para andar na frente. George Russell, por exemplo, chegou a afirmar que a equipe de Max Verstappen poderia vencer as 23 corridas da temporada.

Já o engenheiro responsável pela aerodinâmica, Dan Follows, que desde o ano passado trocou a Red Bull pela Aston Martin, estaria sendo visto como o responsável pela evolução do carro da equipe cujo perfil lembra muito o da Red Bull. Isso provocou alguns comentários irônicos segundo os quais a Red Bull teria ficado com os três primeiros lugares no Bahrein.

A Arábia Saudita realizou dois GPs até agora. O primeiro em 2021 terminou com a vitória de Lewis Hamilton e o segundo, no ano passado, marcou a vitória de Max Verstappen. O país já se candidatou a realizar uma segunda corrida por temporada o que, a princípio, não foi aceito e no ano que vem, 2024, a prova poderá abrir o calendário. O sucesso da F1 estimulou os dirigentes do país a continuarem investindo no esporte. A Arábia Saudita prepara a candidatura para realizar a Copa do Mundo de Futebol de 2030 em parceria com a Grécia e Egito.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.