Barcelona, com regras mais duras.

A Fórmula 1 correrá em Barcelona no próximo final de semana e a FIA promete fiscalização rigorosa sobre a flexibilidade das asas dianteiras. A partir do ano que vem, o GP da Espanha passará a ser disputado no circuito de rua de Madri, o ‘Madring’, já com um contrato válido até 2035. A prova de Barcelona, que tem contrato até 2026, passará a se chamar GP da Catalunha. O autódromo recebe a F1 desde 1991 e dois pilotos são os recordistas de vitórias: Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com 6 conquistas. Nos últimos três anos, só deu Max Verstappen. A BandTV e BandNews FM transmitem a corrida ao vivo, domingo, a partir das 10h (de Brasília). No sábado o treino de classificação será às 11h.
Atrações não faltarão em Barcelona: a disputa doméstica entre Oscar Piastri e Lando Norris; o crescimento da Ferrari; as dificuldades de Fernando Alonso que ainda não marcou pontos no campeonato; as dúvidas sobre a Red Bull e a Mercedes depois da etapa de Mônaco. E mudanças no carro da Sauber que poderão dar condições melhores para o brasileiro Gabriel Bortoleto. Como novidade, a Williams levará para a pista no primeiro treino livre, na sexta-feira, o franco-português Victor Martins, atualmente correndo na F2.
O circuito espanhol foi durante muitos anos também o escolhido para os testes de inverno. Dessa forma, é uma das pistas mais conhecidas das equipes. O traçado não é seletivo e o nível de dificuldades é baixo embora seja bem variado com curvas de alta e baixa e uma grande reta. O que mudará na corrida deste ano será a diretiva técnica da Federação Internacional de Automobilismo sobre a flexibilidade da asa dianteira. Haverá mais rigor na fiscalização. Uma sutil flexibilidade, em alta velocidade, garantiria ao carro um ganho de velocidade nas retas. As equipes foram alertadas, desde o começo do campeonato, que teriam de se adequar, a partir do GP da Espanha, a esse novo controle. Para as escuderias do fim do grid, o regulamento poderá ser positivo, reduzindo a distância em relação às favoritas.
Sobre a Kick Sauber, os pilotos Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg, poderão contar com um carro mais veloz em Barcelona. O chefe de equipe Jonathan Wheatley promete um pacote de atualizações do C45.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.