As ruas de Singapura: uma questão para Max Verstappen
O terceiro título mundial de Max Verstappen está a caminho. No próximo fim de semana, entretanto, o piloto holandês terá pela frente um circuito onde nunca venceu, o Marina Bay, o primeiro a receber uma corrida noturna em 2008. O traçado estará mais rápido. As curvas 16 e 19 foram eliminadas dando origem a uma reta de cerca de 400 metros. O GP de Singapura será disputado no domingo, a partir das 9h00 (hora de Brasília) com transmissão ao vivo e exclusiva da BandTV e BandNews FM. No sábado, o treino de classificação começa às 10h.
Desde 2016, quando assumiu o cockpit da Red Bull, deixando a Toro Rosso, a melhor classificação de Max em Singapura foi o 2º lugar em 2018. No ano seguinte, ele subiu ao pódio mais uma vez, em 3º. A corrida não foi realizada em 2020 e 2021 por conta da pandemia de covid. No ano passado, Max terminou e 7º enquanto seu companheiro de equipe, Sergio Perez, recebeu a bandeirada em primeiro lugar. A Red Bull, entre 2011 e 2013, obteve três triunfos consecutivos com Sebastian Vettel. Do grid atual, quem mais venceu no traçado urbano de Marina Bay é Lewis Hamilton (4 vitórias). Uma semana depois de Singapura, a Fórmula 1 corre no Japão (24/09) onde Max Verstappen venceu no ano passado, conquistando o seu segundo título mundial.
Sobre o calendário, entretanto, em 2022 o Mundial contou com mais quatro corridas após o Japão: EUA, México, GP DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1 e Abu Dhabi. Este ano, após o Japão, a Fórmula 1 ainda correrá no Catar, EUA, México, GP DE SÃO PAULO, Las Vegas e Abu Dhabi, retardando a decisão do título do ponto de vista aritmético.
Em relação à ótima corrida disputada em Monza, as equipes não apresentarão novidades em Singapura. A Ferrari, que venceu em 2010 com Fernando Alonso e 2019 com Sebastian Vettel, tem como desafio repetir a rendimento que mostrou no GP da Itália, largando na pole e terminando em 3º lugar com Carlos Sainz Jr. Já a Mercedes terá que se superar para oferecer um carro mais eficiente para Lewis Hamilton e George Russell.
A AlphaTauri, mais uma vez, deverá contar com o neozelandês Liam Lawson no lugar de Daniel Ricciardo, ainda recuperando-se da cirurgia na mão esquerda, por conta do acidente que sofreu nos treinos para o GP dos Países Baixos. Ricciardo tem poucas chances também de correr na prova seguinte, em Suzuka.