Abu Dhabi, nervos à flor da pele.
Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri chegam ao final da temporada com chances de vencer o campeonato. A Vitória de Max Verstappen (o ‘Piloto do Dia’) seguido por Oscar Piastri e Carlos Sainz, no Catar, impediu a decisão antecipada. Gabriel Bortoleto terminou em 13º. A última etapa do Mundial de F1 2025 será no próximo domingo, 10h (de Brasília), em Abu Dhabi. Tensão e emoções não faltarão na despedida do atual regulamento dos carros.
Lando Norris tem agora 12 pontos de vantagem sobre Max Verstappen e 16 sobre Oscar Piastri. A matemática do título: basta um 3º lugar em Abu Dhabi para Norris ficar com o título, independente da classificação de Max Verstappen e Oscar Piastri. Os três candidatos ao título estão empatados em vitórias: sete.
Uma bela ultrapassagem de Max Verstappen sobre Lando Norris logo após a largada e um erro crasso da McLaren, não aproveitando o safety car na 7ª volta (acidente entre Nico Hulkenberg e Pierre Gasly), definiram a corrida no traçado de Lusail onde as ultrapassagens são raras. Com a discutível regra imposta pela Pirelli, exigindo um stint máximo de 25 voltas por cada jogo de pneus, a corrida ficou engessada na maior parte do tempo. Na última volta, o piloto Kimi Antonelli, Mercedes, saiu da pista e abriu caminho para Lando Norris ultrapassá-lo, assegurando a 4ª posição e somando mais dois pontos.
Consta que a McLaren ignorou a troca de pneus no safety car, ao contrário das demais equipes, porque apostava em um segundo safety ao longo da corrida o que acabou não acontecendo.
A corrida sprint, última do ano, no sábado pouco alterou o rumo do Mundial de Pilotos, com a vitória de Oscar Piastri, seguido por George Russell, Lando Norris e Max Verstappen. Foi apenas um indicador de que a Red Bull não estava em condições de competir com a McLaren nesse circuito. O que se comprovou depois, no treino de classificação para o GP, com Piastri e Norris na frente e deixando Verstappen e Russell na segunda fila. A Red Bull, entretanto, trocou vários componentes do motor (todos já usados em outras corridas e, portanto, sem perda posições no grid para o piloto), garantindo o bom desempenho do carro na corrida.
Penalizado com cinco posições no grid por conta do acidente com Lance Stroll em Las Vegas, Gabriel Bortoleto ficou em 19º lugar no grid do Catar. Sem condições de fazer uma prova mais agressiva, o piloto brasileiro foi um dos poucos a fazer uma tentativa com pneus macios, mas não deu resultado.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.