Abel Ferreira, comemorando o título de Lando Norris.
Há 4 anos, em novembro de 2021, o Palmeiras venceu o Atlético Goianiense por 4 a 0. No Allianz Park, um dos convidados era o piloto Lando Norris, que corre na F1 com o número 4. O piloto da McLaren vestiu a camisa do Palmeiras e começou aí uma relação de amizade com o técnico Abel Ferreira que ficou bastante feliz com a conquista do piloto inglês.
Nessa terça-feira, 9/12, dois dias depois de assistir à conquista de Lando Norris, novo campeão mundial, o técnico comentou:
‘Sempre trocamos mensagens. Quando ele vem correr aqui vou vê-lo em Interlagos. Este ano não deu porque tínhamos o jogo com o Santos’.
Abel lembra que conversou com Lando sobre o longo tempo em que a McLaren passou sem vencer o título de pilotos (o último foi em 2008, com Lewis Hamilton).
‘Ele explicou que tudo era uma evolução. Que a equipe tinha um projeto e que ele fazia parte desse projeto. No ano passado, em Interlagos, voltamos a conversar sobre isso e ele garantiu que este ano, 2025, ele teria condições de lutar pelo título.’
O técnico continua:
‘Fiquei muito feliz com a conquista. Ele sempre demonstrou sua simpatia pelo Palmeiras e já justificou isso dizendo que tinha me conhecido aqui no Brasil. Já enviei mensagem de cumprimentos e mais para frente voltaremos a falar. Agora ele deve estar com muitos compromissos. Ele provou a importância da resiliência. Eu sempre digo que não vamos ganhar sempre, mas temos que lutar sempre para ganhar. Ele levou 7 temporadas para o primeiro título. O meu ídolo Ayrton Senna conquistou 3 em 10 anos. Tenho recordações que o Lando me deu e ele também tem camisas do Palmeiras que eu autografei.’
Quem fez a aproximação entre Lando Norris e Abel Ferreira foi o empresário de pilotos e grande palmeirense Geraldo Rodrigues. Daniel, filho de Geraldo, conheceu e tornou-se amigo de Lando desde os tempos da Fórmula 3.
‘Mandei mensagem para ele no domingo, dando os parabéns. Ele é um garoto simples, sempre simpático e atencioso. Recentemente ganhei um capacete dele autografado’, diz Geraldo.
Profundo conhecedor do automobilismo, Geraldo está seguro de que Lando é mais rápido do que Oscar Piastri. Mas ainda precisa dominar mais a técnica de poupar pneus.
‘Sempre procurei incentivá-lo dizendo que precisava acreditar nele mesmo, não ficar muito tempo pensando nos erros que tinha cometido. Acho que ele entendeu isso’, diz o empresário.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.