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A Fórmula 1 sobre o asfalto novo de Interlagos

Por: Castilho de Andrade
31/outubro/2024
3 min de leitura

O Mundial de Fórmula 1 2024 chega à 21ª etapa com os títulos de pilotos e construtores indefinidos. O Grande Prêmio de São Paulo no próximo final de semana, dias 1, 2 e 3 de novembro, uma prova tradicionalmente imprevisível, deve influenciar diretamente a luta pelo campeonato. A corrida, domingo, começa às 14h, com transmissão ao vivo e exclusiva da BandTV e BandNews FM. Na sexta, a classificação para a sprint acontecerá das 15h30 às 16h14; no sábado, a sprint começa às 11h e a classificação para o GP às 15h.

Interlagos teve a pista recapeada depois de 10 anos. O novo asfalto – uma composição que combina pedra, cimento asfáltico e fibra de celulose – tem sido tratado desde o final do trabalho, procurando eliminar os excessos do cimento e assegurando a aderência necessária. Na quinta-feira, o safety car e o medical car rodarão durante uma hora quando estão ficará estabelecido o coeficiente exato de grip (aderência).

O novo asfalto é um dos ingredientes da prova, já que as equipes só tomarão contato com ele no treino livre de sexta.

Esta é a quarta edição do GP de São Paulo – a 52ª corrida no Brasil – e a quarta seguida com a sprint. A quinta já está confirmada para 2025. Dessa forma, a prova colocará em jogo 34 pontos (26 pela vitória no GP e 8 pela sprint), com a possibilidade concreta de alterar os rumos da competição. As atividades de pista incluirão ainda corridas da Porsche Cup e Fórmula 4.

Pela primeira vez, Interlagos conterá com a Fanzone, oportunidade única para unir o prazer de um show musical – Alok e Jorge Aragão na programação – em um espaço montado no kartódromo Ayrton Senna, encontro com outros fãs da Fórmula 1 e a chance de interagir com pilotos, chefes de equipes, influenciadores que se revezarão no palco.

A Esquadrilha da Fumaça, a McLaren MP4/5B, do título de Ayrton Senna em 1990 rodando na pista com um piloto-surpresa e outras atrações justificarão porque o GP São Paulo é o maior evento esportivo anual da cidade.

Na corrida, além da disputa óbvia entre Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes, vale a pena ficar de olho em dois estreantes em Interlagos: o neozelandês Liam Lawson, na RB Honda, e o argentino Franco Colapinto. Se Lawson tem a vaga assegurada na equipe para 2025, o argentino Colapinto é candidato a última vaga do grid do ano que vem, o da equipe Kick Sauber. Independente do que possa acontecer, cerca de 2 mil argentinos estarão em Interlagos para torcer pelo piloto. E se há algo que eles sabem fazer é incentivar seus ídolos.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.