A Fórmula 1 já trabalha para a volta das férias
O Mundial de F1 volta no dia 29 de agosto, com o GP da Bélgica. Uma semana depois será a vez da corrida da Holanda, no reformado circuito de Zandvoort. A onda laranja deverá estar presente com força apoiando Max Verstappen. O promotor do GP da Holanda, o ex-piloto Jan Lammers, já pede respeito a Lewis Hamilton.
Como a Red Bull ainda não se conformou com o acidente entre os dois pilotos em Silverstone e segue reclamando, a expectativa de um clima acirrado na volta das férias permanece. E os dirigentes da categoria querem evitar problemas na segunda metade da temporada.
Há outros temas em jogo a partir do GP da Bélgica. A Aston Martin, por exemplo, desistiu do recurso contra a desclassificação de Sebastian Vettel no GP da Hungria. O carro terminou com menos de um litro de combustível, quantidade mínima obrigatória pelo regulamento. Dessa forma, Lewis Hamilton herdou o 2º lugar e está na liderança do campeonato com 195 pontos contra 187 de Max Verstappen. Um surpreendente Lando Norris é o 3º com 113. No Mundial de Construtores, a Mercedes tem 303 pontos e a Red Bull 291. Depois aparecem Ferrari e McLaren com 163.
A disputa pelos dois títulos está aberta e é arriscado fazer um prognóstico. Se Lewis Hámilton tem a técnica e a experiência de sete títulos mundiais a seu favor, Max Verstappen conta com um carro bem equilibrado, uma unidade de potência eficiente e ainda juventude e arrojo. A rivalidade era inevitável.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.