Logo F1 SP GP Home page

A Fórmula 1 corre em Miami. Para aumentar as tensões.

Por: Castilho de Andrade
30/abril/2025
3 min de leitura

O circuito de Miami, em torno do Hard Rock Stadium, recebe a F1 pela quarta vez no próximo final de semana em um campeonato que, cada vez, parece mais difícil para as equipes. A McLaren lidera, mas tem que administrar a rivalidade entre seus dois pilotos; a Ferrari ainda não atingiu o padrão esperado; a Red Bull perdeu a constância e a Mercedes vai explorando as falhas das adversárias, somando pontos importantes no Mundial de Construtores. E a Aston Martin esperava a mão de Adrian Newey para corrigir os defeitos do modelo AMR25. A BandTV e BandNews transmitem a corrida com exclusividade, domingo, a partir das 17h (de Brasília). No sábado, a Sprint será às 13h e a classificação para o GP às 17h.

Nas três corridas anteriores em Miami, Max Verstappen venceu em 2022 e 2023 enquanto Lando Norris conquistou a vitória em 2024. A relação de forças, este ano, mudou. Por um lado, Norris sofre com o estilo imperturbável de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe. De outro, Max Verstappen conta mais com erros dos adversários do que, propriamente, com o Red Bull RB21.

Sobre a disputa interna na McLaren, o chefe Zak Brown já admite que, em algum momento, poderá haver uma batida envolvendo seus dois pilotos, Oscar Piastri e Lando Norris. Mas descarta uma rivalidade tipo Ayrton Senna e Alain Prost.

Com a Sprint, serão 33 pontos em jogo na corrida. E a Aston Martin tinha a esperança de sair da incômoda posição de 7ª colocada entre os construtores (apenas 10 pontos contra 188 da líder, McLaren). Entretanto, contrariando o proprietário Lawrence Stroll, o projetista Adrian Newey segue negando qualquer envolvimento com o carro deste ano, concentrando-se apenas na versão que a equipe utilizará no Mundial de 2026, já então com motor Ford. Ex-piloto e comentarista, o holandês Robert Doornbos revelou que o clima entre o dono da equipe e o projetista estaria se desgastando por esse motivo. Ao mesmo tempo, circulam especulações de que Max Verstappen, com uma proposta imbatível, estaria nos planos da Aston Martin para substituir Fernando Alonso em 2026.

Entre os estreantes, três pilotos ainda não pontuaram: Gabriel Bortoleto (Sauber), Jack Doohan (Alpine) e Liam Lawson (Racing Bulls). Dos três, quem tem menos responsabilidade é Bortoleto já que seu carro é o mais fraco da F1. Já Doohan, se não render bem em Miami, estará seriamente ameaçado de perder a vaga para o argentino Franco Colapinto. E Lawson, de quem a Red Bull esperava muito, ainda não disse ao que veio.

 

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.