Logo F1 SP GP Home page

A Fórmula 1 acelera. Mesmo na folga.

Por: Castilho de Andrade
15/julho/2025
3 min de leitura

As três semanas de intervalo entre as corridas de Silverstone e Spa não significam que a principal categoria do automobilismo mundial está de papo para o ar no escaldante verão europeu. Novidades e especulações não param. A queda de Christian Horner, o futuro de Max Verstappen, o cockpit de Franco Colapinto, a volta das transmissões da Fórmula 1 para a TV Globo em 2026 estão entre os assuntos mais comentados.

A saída abrupta de Christian Horner da equipe Red Bull foi a grande surpresa da semana. A explicação está nos incontestáveis números de sua carreira de 20 anos: 8 títulos mundiais de pilotos, 6 títulos de construtores, 124 vitórias e 287 pódios em 405 GPs. Não houve uma justificativa oficial. No GP da Bélgica, 27 de julho, o francês Laurent Mekies, que passou pela Ferrari e vinha fazendo um bom trabalho na Racing Bulls, estará à frente da escuderia de Max Verstappen e Yuki Tsunoda. O engenheiro inglês Alan Permane, por sua vez, substituirá Mekies na Racing Bulls, dos pilotos Liam Lawson e Isack Hadjar.

Ligada ou não à queda de Horner, Max Verstappen teria participado de uma longa reunião com Toto Wolff no final de semana em um iate na Sardenha, discutindo a possível troca da Red Bull pela Mercedes. Verstappen tem dúvidas sobre o projeto do carro equipado com motor Ford que estreará em 2026. E a Mercedes seria sua primeira opção caso decida mudar de equipe.

Sem a saída confirmada do piloto argentino, há quase um leilão pelo cockpit de Franco Colapinto, na Alpine. Colapinto não marcou pontos e tem se envolvido em muitos acidentes. A mudança poderia se dar em Spa. Valtteri Bottas, Felipe Drugovich e Jack Doohan, que disputou as primeiras corridas da temporada, são cogitados.

Outro leilão é pelos dois carros da equipe Cadillac, a 11ª do grid, que estreia no ano que vem. Sergio Perez, Valtteri Bottas, Felipe Drugovich e Mike Schumacher estão na fila.

No Brasil, a TV Globo anunciou que chegou a um acordo com a Liberty Media e substituirá a TV Bandeirantes na transmissão do Mundial de F1 a partir de 2026, com um contrato de três anos. A Band exibe a F1 desde 2021. O projeto da Globo para 2026 prevê 15 corridas ao vivo na tv aberta, incluindo o GP de São Paulo de F1, marcado para o dia 8 de novembro. Já a SporTV mostrará ao vivo todas as corridas, treinos e classificação assim como as provas de F2, F3 e Academy (a categoria feminina). O conteúdo da Fórmula 1 também estará disponível no canal Globoplay.

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.