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A consagração de Sergio Perez

Por Castilho de Andrade

Foto: © Red Bull Content Pool

A vitória do mexicano Sergio Perez em Baku manteve o Mundial de F1 equilibrado e fez justiça à equipe Red Bull no GP do Azerbaijão. A prova, com direito a uma ‘minicorrida’ de três voltas, foi empolgante e, desta vez, a sorte abandonou Lewis Hamilton. Max Verstappen, sem concluir a prova, manteve a liderança na tabela.

Depois de dois pneus furados nas mesmas circunstâncias nos carros de Lance Stroll e Max Verstappen (que estava a três voltas da vitória), provocando batidas fortes contra a proteção, a direção de prova interrompeu a prova, mandou os carros para o pitlane para a troca de pneus, por segurança. Lewis Hamilton, em segundo, poderia então na nova largada herdar a vitória depois de ficar atrás dos carros da Red Bull. E, provavelmente, venceria se não tivesse, inadvertidamente, acionado um mecanismo que trava as rodas. Saiu reto, em uma variante, e voltou em último sem chances de lutar pelos pontos.

O erro foi fatal. A Mercedes teve um final de semana complicado no Azerbaijão e, mais uma vez, enquanto a Red Bull pôde contar com o trabalho em equipe com Verstappen na frente e Perez como fiel escudeiro, Lewis Hamilton ficou sozinho já que seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, nunca chegou a se aproximar dos primeiros colocados.

A corrida que teve as lideranças de Charles Leclerc, Max Verstappen e, finalmente, Sergio Perez terminou com seis equipes diferentes nas seis primeiras posições. O pódio foi atípico com a vitória de Perez (a primeira pela Red Bull e a segunda na carreira), com Sebastian Vettel (o primeiro pódio pela Aston Martin), eleito o piloto do dia pela segunda vez consecutiva e Pierre Gasly, depois de um ótimo duelo com Charles Leclerc. E o resultado acabou abrindo uma boa vantagem para a Red Bull sobre a Mercedes que não marcou pontos: 174 a 148. No Mundial de Pilotos, Max está na frente com 105 a 101 sobre Lewis Hamilton.

Com muito mais equilíbrio do que nos anos anteriores, o campeonato será definido agora em circuitos fechados e de média horária mais alta. A questão é saber se a Red Bull terá fôlego nas pistas mais velozes para andar na frente da Mercedes que não está em um bom momento, dependendo muito da incrível técnica e perseverança de Lewis Hamilton. Mas, sozinho, ele não chegará ao oitavo título.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.