A chuva desafia a Fórmula 1 em Interlagos
Como o fã gosta. A 5ª edição do GP São Paulo de Fórmula 1 poderá alternar chuva fraca, vento e períodos secos de acordo com as previsões meteorológicas. Isso significa que a logística das equipes poderá cair por terra e a corrida acabar sendo decidida no braço. Nesse caso não há mistério sobre o favorito: Max Verstappen. A torcida, entretanto, deverá estar ao lado de Gabriel Bortoleto, assegurando o apoio essencial para um estreante em seu próprio país. A BandTV e BandNews FM transmitem a corrida com exclusividade, domingo, a partir das 14h (de Brasília). Na sexta, o treino de classificação da sprint será às 15h30. No sábado, a sprint será às 11h e a classificação para o GP às 15h.
Curiosidade: desde o GP de São Paulo de 2024, três pilotos venceram 7 corridas cada um: Max Verstappen, Lando Norris e Oscar Piastri. Exatamente os três que lutam diretamente pelo título de pilotos de 2025.
Pela quinta vez consecutiva – caso único no calendário da F1 – o GP São Paulo de F1 contará com a sprint race no sábado. Na soma do GP e a da sprint, os pilotos correrão por 33 pontos o que pode ter um peso considerável na luta entre o líder Norris e o vice-líder Piastri separados por um único ponto.
Há vários aspectos que tornarão a corrida muito interessante. A McLaren, por exemplo, é um deles. Bicampeã mundial de construtores – 2024 e 2025 – a escuderia não vence no Brasil desde o distante GP de 2012 quando Jenson Button chegou na frente de Fernando Alonso (2º) e Felipe Massa (3º). Mesmo assim, a McLaren ainda é a equipe que mais venceu no país: 12 triunfos (incluindo os 2 de Ayrton Senna e 1 de Emerson Fittipaldi) contra 11 da Ferrari (Felipe Massa contribui com 2 vitórias). Impulsionados pela árdua disputa do título de pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri reúnem condições suficientes para quebrar o jejum da equipe em Interlagos.
Bortoleto terá batismo de fogo em Interlagos. Em primeiro lugar, ele terá apenas um treino livre para acertar o carro e reconhecer o traçado seletivo de Interlagos. Depois a responsabilidade de gerenciar as expectativas do público que lotará as dependências do autódromo. Bortoleto tem demonstrado foco e comprometimento em temporada de estreia, recebendo elogios e sendo bem avaliado por chefes de equipe e adversários.
Que será um grande espetáculo não é preciso uma bola de cristal. O evento terá entretenimento, emoção, arquibancadas cheias e muita vibração. A BandTV se despedirá da transmissão da corrida em Interlagos depois de 5 edições, cumprindo muito bem o papel. A TV Globo chega em 2026. E os ingressos para o GP São Paulo de F1 2026 começam a ser vendidos na próxima semana. Na segunda-feira, 10 de novembro, começa a pré-venda dos ingressos para clientes Porto Bank. Três dias depois, 13 de novembro, será a vez da pré-venda para clientes Amex (American Express). A venda geral de ingressos será anunciada nos próximos dias.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.