Fórmula 1: Início Empolgante.
O Mundial e Fórmula 1 2021 começou pegando fogo. A vitória de Lewis Hamilton (96ª da carreira) sobre Max Verstappen, no Bahrein, foi uma corrida disputada do começo ao fim na pista e na estratégia. E não se limitou aos dois ponteiros. O grupo intermediário com os carros da McLaren e Ferrari, bem melhores do que no ano passado, e ainda Valtteri Bottas também teve grandes lances de ultrapassagem e disputa roda a roda. Destaques também para Sergio Perez que largou em último e chegou em um ótimo quinto lugar (foi eleito pelos internautas o ‘Piloto do Dia’) e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, pontuando na sua corrida de estreia.
A três voltas do final, com pneus duros em melhores condições, Verstappen aproximou-se de Hamilton e fez a tentativa de ultrapassagem. Tirou o carro da pista e, para não ser punido, devolveu a posição. Hamilton segurou como pôde o primeiro lugar e cruzou a linha na frente. Este foi o momento chave da corrida.
Se a Red Bull rendeu mais nos treinos livres e na classificação – Max esteve sempre na frente – a Mercedes compensou com uma estratégia mais arriscada, confiando muito no taco de Hamilton. A Mercedes sacrificou a prova de Bottas com um pit defeituoso enquanto a Red Bull tentou compensar uma suposta falha eletrônica no carro, com uma parada antecipada. Para Bottas sobrou o consolo de cravar a melhor volta da prova, trocando mais uma vez os pneus a duas voltas da bandeirada.
A temporada promete e a Mercedes sabe que tem agora uma adversária a altura. O ano será duro. A competição inclui no segundo grupo a Ferrari, a McLaren e, provavelmente, a Aston Martin que não foi bem no Bahrein. A volta de Fernando Alonso foi uma ótima surpresa, levando a Alpine ao Q3. Alonso vinha bem, andando entre os dez primeiros colocados, mas abandonou com superaquecimento dos freios.
As equipes acertaram nas suas trocas. Daniel Ricciardo, Sergio Perez, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e Alonso mostraram disposição. Sebastian Vettel ficou devendo. Foi punido no sábado porque não respeitou uma bandeira amarela, largou atrás e não marcou presença, terminando em 15º lugar enquanto Lance Stroll, seu companheiro, foi o 10º.
A segunda etapa do Mundial de F1 será em Ímola, o Grande Prêmio da Emilia Romagna, dia 18 de abril.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.