O erro fatal de Lando Norris
A McLaren tinha o melhor carro no GP da Espanha. Lando Norris largou na pole e venceria a corrida se não largasse mal, caindo para 3º, permitindo que George Russell saísse da segunda fila para tomar a ponta, seguido por Max Verstappen. O tempo perdido não foi recuperado e Max venceu pela 7ª vez na temporada. Lando Norris (o ‘Piloto do Dia’ e responsável pela melhor volta) foi o 2º e Lewis Hamilton subiu pela primeira vez ao pódio em 2024, em 3º. A F1 continua já no próximo domingo com o GP da Áustria.
A Red Bull fez o trabalho perfeito de estratégia e troca de pneus no box. E Verstappen, superando Russell já na 3ª volta, conduziu o carro com perfeição, poupando pneus e evitando riscos. A comparação com um apático Sergio Perez, que terminou em 8º, é inevitável.
O circuito de Montmeló não é dos mais atraentes da F1 e as corridas costumam não ser muito empolgantes. Nesta edição, entretanto, os duelos foram bons desde a largada. Norris e Russell, por exemplo, protagonizaram uma grande disputa que acabou com Norris na frente. Charles Leclerc e Carlos Sainz também tocaram rodas. Hamilton usou de todo seu talento para superar Russell por um lugar no pódio. E até perto do fim, quando Norris passou a reduzir perigosamente a distância que o separava de Verstappen havia a expectativa de uma luta direta pelo primeiro lugar que acabou não acontecendo. Mas a diferença final entre os dois ficou em apenas 2,2 segundos.
Depois de dez corridas disputadas – o GP de São Paulo de F1 será a 21ª etapa das 24 provas previstas – já é tempo de fazer as primeiras projeções rumo ao título da temporada. Max abriu uma boa vantagem sobre o vice, Lando Norris (69 pontos) e sobre o 3º, Charles Leclerc (71 pontos). Na prática, isso significa que não será fácil impedir que o holandês chegue ao seu quarto título consecutivo, mesmo com um equilíbrio maior entre Red Bull, McLaren, Ferrari e, agora, também a Mercedes. Vale o mesmo para o Mundial de Construtores, onde a Red Bull lidera com 60 pontos sobre a Ferrari e 93 sobre a McLaren. De qualquer forma, tudo caminha para que a decisão fique para as últimas corridas do ano. E, portanto, a Fórmula 1 deverá desembarcar em Interlagos com o título ainda em aberto, já que ficarão restando, após o GP de São Paulo, as etapas de Las Vegas, Catar e Abu Dhabi. Contando com as duas sprints (Interlagos e Catar), a F1 chegará ao Brasil com 120 pontos em jogo.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.