Verstappen vence no Japão. E sete pilotos continuam zerados.
O triunfo (previsível) da Red Bull no circuito de Suzuka – o terceiro consecutivo – restabeleceu a verdade no Mundial de Fórmula 1 2024. Max Verstappen voltou a vencer sem maiores problemas – depois de fazer a pole e volta mais rápida – com Sergio Perez em 2º e Carlos Sainz Jr em 3º. Max, líder do campeonato, soma 77 pontos. E sete pilotos, um terço do grid, ainda não saíram do zero depois de quatro corridas. A próxima etapa da F1 será o GP da China, dia 21 de abril, que voltará a ser disputado depois de quatro anos.
Entre os sete pilotos que ainda não marcaram pontos, Daniel Ricciardo e Alexander Albon desperdiçaram a chance no Japão, envolvendo-se em um acidente na primeira volta quando disputavam o 11º lugar. A corrida foi interrompida e na relargada o jogo com a troca de pneus começou. A Mercedes não alcançou um bom rendimento com os pneus duros e sua dupla de pilotos – Lewis Hamilton e George Russell – foi obrigada a fazer uma segunda parada. No final, Russell terminou em 7º e Hamilton em 9º. Já a Ferrari se deu bem. Charles Leclerc, o ‘Piloto do Dia’, ganhou quatro posições e terminou em 4º, graças a uma boa estratégia do chefe de equipe Frédéric Vasseur.
A votação do ‘Piloto do Dia’ serve de parâmetro para avaliar o bom momento que vive a equipe Ferrari. Os pilotos da escuderia venceram nas quatro provas já realizadas. Carlos Sainz Jr no Bahrein e Austrália, Oliver Bearman na Arábia Saudita e Leclerc no Japão. A Ferrari é a vice-líder do Mundial de Construtores – 120 pontos contra 141 da Red Bull – e a única equipe, no momento, em condições de enfrentar Max Verstappen e Sergio Perez. A Mercedes está em 4º lugar, atrás da McLaren.
Os sete pilotos que não marcaram pontos até agora são Daniel Ricciardo, Alexander Albon, Logan Sargeant, Valtteri Bottas, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Guanyu Zhou. Para efeito de comparação, no Mundial de 2023, depois da corrida do Azerbaijão (a quarta do ano passado), o único piloto que não tinha marcado pontos (entre os que disputaram toda a temporada) era o americano Logan Sargeant. Com exceção de Alexander Albon que tem contrato até o final de 2025 com a equipe Williams, o vínculo dos seis restantes vence após a temporada deste ano.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.