Logo F1 SP GP Home page

Las Vegas, a aposta da Fórmula 1.

Por: Castilho de Andrade
16/novembro/2023
4 min de leitura

O GP de Las Vegas, 21º e penúltima etapa do Mundial 2023, receberá a F1 pela primeira vez. Nenhuma relação com o traçado armado no estacionamento do Caesars Palace Hotel que contou com apenas duas edições da prova – 1981 (quando Nelson Piquet conquistou seu primeiro título mundial) e 1982. Agora, a pista está armada na ‘strip’, a longa via expressa dos hotéis e cassinos. A prova terá a transmissão exclusiva da BandTV, na madrugada de sábado para domingo, às 3h (hora de Brasília). De sexta para sábado, o treino de classificação começa às 5h. 

 

      O circuito de Vegas mede 6,12 quilômetros, com 17 curvas e três retas, duas zonas de DRS e a previsão é que a velocidade máxima dos carros possa chegar a 342 km/h. Serão 50 voltas, o mesmo número do GP da Arábia Saudita, no circuito de Jeddah. No momento a maior preocupação das equipes é com as condições climáticas. A previsão é que a temperatura local não passe dos dez graus podendo até ficar em torno dos três graus centígrados o que significaria um sério problema para o aquecimento de pneus. A corrida começará às 22h (horário local), na noite de sábado. 

         A luta para garantir uma posição melhor no final do campeonato segue aberta em algumas posições. Se Sergio Perez, 2º colocado, ganhou uma folga em relação a Lewis Hamilton, depois do GP DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1, aumentando a diferença para 32 pontos, três pilotos estão bem equilibrados buscando o 4º lugar: Carlos Sainz Jr (192 pontos), Lando Norris (195) e Fernando Alonso (198). Já entre os construtores, na disputa pelo vice, a Mercedes tem apenas 20 pontos de vantagem sobre a Ferrari e, pela quarta colocação, a McLaren supera a Aston Martin em 21 pontos. Como Alonso fez uma excelente corrida em Interlagos, a Aston Martin voltou a ter esperanças de melhorar sua classificação. 

 

        A corrida de Interlagos marcou a 6ª e última Sprint do ano. A partir de 2024, ela poderá ter novo formato. Se ela valesse como um campeonato separado (uma possibilidade que já foi levantada), esta seria a classificação final em 2023. Pilotos: 1-Verstappen, 45; 2-Perez, 25; 3-Sainz Jr., 22; 4-Leclerc, 21; Norris, 21; 6-Russell, 18; 7-Hamilton, 17; 8-Piastri, 15; 9-Alonso, 8; Gasly, 8; 11-Stroll, 6; 12-Hulkenberg, 3; Tsunoda, 3; 14-Ocon, 2; Albon, 2. Equipes: 1-Red Bull, 70; 2-Ferrari, 43; 3-McLaren, 36; 4-Mercedes, 35; 5- Aston Martin, 14; 6-Alpine, 10; 7-Haas, 3; AlphaTauri, 3; 9-Williams, 2 

 

         Com o radar em 2024, a Alfa Romeo surpreendeu no final de semana, anunciando um formato inédito para a equipe no próximo ano. Ela terá três pilotos oficiais – Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e o líder e favorito ao título da F2, o francês Théo Pourchaire. A equipe não informou como trabalhará com os três pilotos que deverão se alternar na disputa do campeonato. 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.