Logo F1 SP GP Home page

Um Grande Prêmio sustentável em Interlagos

Por: Castilho de Andrade
09/novembro/2021
6 min de leitura

Compensação de carbono, compostagem, água em embalagem tipo tetrapak (redução de plástico), programa estruturado de coleta. O meio ambiente agradece às providências que a organização do Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021 tomou para a corrida deste ano e que avançará mais nos próximos anos.

Compensação de carbono, compostagem, água em embalagem tipo tetrapak (redução de plástico),programa estruturado de coleta. O meio ambiente agradece às providências que a organização do Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021 tomou para a corrida deste ano e que avançará mais nos próximos anos. 

A ação de sustentabilidade é uma das metas primordiais da Federação Internacional de Automobilismo e da Fórmula 1 que envolve, em etapas, a adoção de combustível de fontes renováveis e uma enérgica redução do uso de plástico e a pegada de carbono. Pilotos como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton estão envolvidos em todas as campanhas de conscientização sobre o meio ambiente. 

“Desde que começamos a planejar a corrida deste ano, a ideia de um evento ecologicamente sustentável sempre esteve presente. Isso deverá avançar mais a cada ano. Mas já estamos dando um grande passo”, comenta o CEO do GP São Paulo, Alan Adler. 

Em Interlagos, pela primeira vez, haverá a compensação de 100% das emissões de carbono em uma operação ligada à preservação da floresta amazônica. 

Na área central do autódromo, a Sauber Sustentabilidade instalará um equipamento de tecnologia própriapara transformar os resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes e pontos de alimentação em adubo. Esta máquina tem a capacidade de processar 2,4 toneladas de resíduos em cerca de 2,0 toneladas de adubo, sem produzir gases, que será aplicado no próprio autódromo. 

“Ficamos muito honrados com a escolha de ‘fornecedor oficial’ para desempenhar essa função e esperamos que outras empresas sigam essa boa prática ambiental’, diz o diretor da Sauber Sustentabilidade, Antonio Barbosa. 

No quesito plástico, alumínio e papel, a parceria entre a startup Coletando Soluções, Solvi Essencis Ambiental, maior entidade de gestão de resíduos da América Latina, e a empresa de limpeza Lume, que opera com a Coopercaps, cooperativa de catadores, estão desenvolvendo um projeto racional de coleta para os próximos anos. Este ano, pela primeira vez, a AMLURB – Agente Municipal de Limpeza Urbana – está envolvida com o recolhimento de resíduos. A previsão é que cerca de 40 toneladas poderão ser recicladas após o evento. 

Um componente essencial na redução de plástico: a água A9, da Poty Companhia de Bebidas. Pela primeira vez, a água comercializada nas arquibancadas de Interlagos virá com embalagem do tipo tetrapak, ecologicamente corretas. Serão 200 mil unidades de 500 ml cada. 

Já a UTEP do Brasil – Usina de Tratamento Ecológico de Pneus – receberá cerca de 7500 pneus que foram substituídos nas barreiras de proteção e transformá-los em pisos ou ligas para asfalto. A questão do consumo de diesel para os geradores também está incluída na estratégia de sustentabilidade. Para este ano haverá uma redução de cerca de 20 mil litros em relação à corrida de 2019. 

Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021

Data: 12, 13 e 14 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo

Site oficial: www.f1saopaulo.com.br

Ingressos: à venda na tiqueteira oficial do evento (eventim.com.br/f1saopaulo), na loja oficial do F1 GP São Paulo no Market Place (horários de funcionamento do shopping) e na bilheteria do autódromo de Interlagos, que funciona até o dia 11/11 das 9h às 17h, no dia 12/11 das 7h às 17h e nos dias 12 e 14/11, das 7h ao meio-dia. Todos os ingressos estão sujeitos à disponibilidade.
Protocolo Covid: para acessar o autódromo nos dias do GP o público deverá apresentar documento com foto e comprovante completo de vacina através do aplicativo Chronus i-Passport, que deve ser ativado até o dia 10 de novembro. Quem não tiver completado o sistema vacinal deverá apresentar teste negativo para Covid tipo antígeno (realizado até 24h antes de cada acesso ao autódromo) ou RT-PCR (realizado até 48 horas antes do acesso ao autódromo). Não será permitida a entrada de maiores de 12 anos que não tenham recebido ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante todo o evento.