Hamilton: 100 vitórias para a história.
No empolgante GP da Rússia de Fórmula 1, em Sochi, Lewis Hamilton conquistou sua 100ª vitória na carreira, marca que certamente levará muito tempo para ser superada. Se é que será. O grande piloto da corrida, entretanto, foi Max Verstappen que largou em último e chegou em 2º. Carlos Sainz Jr, também com ótima atuação, completou o pódio. Hamilton lidera o Mundial por apenas dois pontos.
A vitória de Lewis Hamilton foi uma conquista da Mercedes que chamou o piloto para colocar pneus intermediários para pista molhada assim que a chuva começou. A Red Bull também acompanhou. Já a McLaren que tinha a vitória, praticamente, assegurada com Lando Norris vacilou, demorou muito para fazer a troca de pneus, e o piloto inglês perdeu a chance de chegar na frente. Como consolo, cravou a volta mais rápida.
Se a Fórmula 1 tiver sucesso na mudança de regras em 2022, isso significará que mais equipes e mais pilotos passarão a ter chances de vitória nas próximas temporadas. Por isso a marca de 100 vitórias de Lewis Hamilton poderá se tornar insuperável. Do grid atual, quem mais venceu foram Sebastian Vettel (53) e Fernando Alonso (32), além de Kimi Raikkönen (21) que deixará as pistas no final do ano. Vettel e Alonso também não devem seguir correndo por muitas temporadas mais. E o maior adversário de Hamilton, Max Verstappen soma 17 vitórias. Isso também ocorre em relação às poles, onde o inglês soma 101 e está muito além dos demais.
A prova em Sochi foi disputada desde o início com Carlos Sainz Jr ganhando a ponta e superando o pole Lando Norris. Lando recuperou a posição mais tarde enquanto Max Verstappen começava a ganhar posições. Até o final, nenhuma posição estava garantida e o que ficou mais difícil nas seis voltas finais por causa da chuva. Quem trabalhou mais rápido aproveitou a situação.
Fazendo o 1º e 5º lugares, com Hamilton e Bottas, a Mercedes deu bom avanço no Mundial de Construtores e lidera com 397,5 contra 364,5 da Red Bull. O Mundial está aberto e a próximo GP será na Turquia, 10 de outubro.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.