Quem Somos
QUEM SOMOS
O GP São Paulo é o principal evento recorrente do calendário esportivo brasileiro. Uma das etapas do Campeonato Mundial de pilotos e construtores acontece anualmente no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo.
Em 2021, a MC Brazil Motorsport, sociedade que integra o portfólio de sociedades, fundos de investimento e negócios indiretamente detidos, controlados ou geridos pela Mubadala Capital, celebrou acordo com a F1 para promover o evento no Brasil. A Mubadala Capital possui um longo histórico de investimento em setores diversificados no Brasil e no exterior.
Em total alinhamento com as diretrizes da F1, o GP São Paulo é agente disseminador da cultura da sustentabilidade ambiental, do respeito à diversidade e da inclusão social.
O QUE FAZEMOS
Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o GP São Paulo coloca à disposição de seus parceiros uma poderosa plataforma para divulgação de marcas e relacionamento.
O QUE PROPORCIONAMOS
A cada edição, o GP São Paulo proporciona lazer para quem vai ao autódromo, e benefícios para a toda população de São Paulo. Em 2023, um público de 267 mil pessoas esteve nos três dias de evento. Essa movimentação injetou mais de R$ 1,64 bilhão na economia local, além de proporcionar cerca de 17 mil empregos. Transmitido ao vivo para mais de 180 países, projetou a imagem de São Paulo, gerando US$ 439 milhões em retorno de mídia para a Cidade.
GOVERNANÇA, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA
O modelo de governança da Brasil Motorsport foi estabelecido com base em princípios como transparência, clareza de papéis e estabilidade.
O Conselho de Administração é o órgão responsável pelo estabelecimento das diretrizes, e pelo monitoramento de sua implementação pela Diretoria.
O padrão de conduta e ética a serem observados nas relações com colaboradores, parceiros, fornecedores, público e agentes do Estado está estabelecido em documento formal.
A empresa dispõe de canal de comunicação para apresentação de denúncias, assegurando total sigilo das informações.
COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE
As diretrizes da F1 estabelecem metas ambiciosas relacionadas à sustentabilidade ambiental. Em linha com esses princípios, o GP São Paulo desenvolve um conjunto de iniciativas para reduzir o impacto de suas operações no meio ambiente.
Redução de emissões de carbono
Depois de realizar o inventário de emissões de Carbono, o GP São Paulo definiu metas claras de redução e de compensação.
A compensação de CO2 do evento vai além da neutralização de 100% das emissões de carbono geradas. Ou seja, o Grande Prêmio de São Paulo vai eliminar mais CO2 do que emite. Os créditos de carbono gerados vão diretamente para Floresta Amazônica e Unidade de Valorização Sustentável de Caieiras em São Paulo.
Gestão de Resíduos
Como parte da jornada, o GP São Paulo implementou ações para a redução da produção, o correto descarte e o reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados.
Dentre as iniciativas, destacamos:
- Destinação certificada da barreira de contenção de pneus;
- Processamento do óleo lubrificante usado pelas equipes que disputam o GP São Paulo, que volta ao mercado sob a forma de óleo básico de alta performance;
- Utilização do resíduo orgânico como adubo para hortas comunitárias;
- Destinação de embalagens de bebidas para cooperativas de catadores;
- Transformação de lonas e resíduos de plástico em bolsas e objetos de decoração.
Produção e uso de energia limpa
O GP São Paulo construiu uma usina fotovoltaica no Autódromo de Interlagos, que vai produzir energia a partir da luz do sol. A usina será um legado permanente para a Cidade de São Paulo. Fonte renovável de energia, vai dar contribuição direta para o enfrentamento dos desafios energéticos, do futuro; reduzir a pegada de carbono gerada pelos eventos que acontecem no Autódromo e gerar economia para a cidade.
Central de triagem de resíduos
Outra importante iniciativa de cunho ambiental foi a construção da Central de Triagem, que vai permitir a eficiente separação de resíduos sólidos. O equipamento vai atender a todos eventos realizados no Autódromo de Interlagos, constituindo mais uma contribuição para a população de São Paulo.
Além da preservação do meio ambiente, a Central contribui diretamente para o bem estar da comunidade do entorno do Autódromo. Na Central, cooperativas locais farão a destinação correta de recicláveis transformando resíduos em renda.
COMPROMISSO COM AS PESSOAS
O GP São Paulo de Fórmula 1 tem firme compromisso com as pessoas e com o respeito às diferenças. Não toleramos práticas de discriminação por conta de raça, gênero, credo, orientação sexual. Também repudiamos práticas de assédio moral e/ou sexual. Essa postura está expressa em normativos que são divulgados para nossos públicos de relacionamento, dentre os quais colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço.
Oficina também é lugar de mulher
A administração do GP São Paulo acredita e busca promover ações com a finalidade de termos um ambiente de trabalho diverso e acolhedor para as diferenças. Com esse propósito, promove a capacitação na área de mecânica de mulheres em situação de vulnerabilidade social da região de Interlagos. O objetivo é introduzi-las em um mercado majoritariamente masculino aumentando, assim, a diversidade no meio. O curso é ministrado pela instituição Escola do Mecânico e inclui aulas teóricas e práticas.
Como parte do projeto, as mulheres já formadas vão ao Autódromo de Interlagos na semana do evento e fazem uma visita guiada à área de boxes e à pista. Até agora, são 150 mulheres formadas.