Logo F1 SP GP Home page

Zandvoort: Max Verstappen corre em casa.

Por: Castilho de Andrade
27/agosto/2025
4 min de leitura

      A Fórmula 1 retorna das férias de verão neste final de semana no circuito de Zandvoort, nos Países Baixos. A corrida é oportunidade para um triunfo de Max Verstappen. O GP, que voltou ao calendário em 2021, contou com três vitórias seguidas de Max e uma de Lando Norris, no ano passado. O Mundial 2025 tem 10 corridas pela frente nos próximos 100 dias. A BandTV e BandNews FM transmitem o GP dos Países Baixos, com exclusividade, no domingo a partir das 10h (de Brasília). No sábado, o treino de classificação será às 10h.

      A prova de Zandvoort terá uma inovação. A velocidade máxima no box passou de 60 para 80 km/h. O objetivo é incentivar as equipes a fazerem duas paradas em vez de uma, tornando a disputa mais dinâmica. As condições do tempo, entretanto, podem mudar a história da corrida: a previsão é de chuva nos três dias.

      Nas 14 corridas até agora, Oscar Piastri, líder do campeonato, venceu 6 vezes contra 5 de seu companheiro de equipe, Lando Norris. Max tem duas vitórias e George Russell, uma. O domínio da dupla da McLaren colocou a equipe em uma posição cômoda na luta pelo título de construtores. Já a questão da competição entre Piastri e Norris está totalmente indefinida e nada indica que acabará mais cedo. 

       Esta segunda parte do campeonato abre caminhos rumo a 2026. A Cadillac antecipou-se anunciando que Valtteri Bottas e Sergio Perez, com 36 e 35 anos, respectivamente, estão contratados. Juntos somam 16 vitórias e 23 poles. A explicação é simples: a nova equipe estaria mais preocupada no desenvolvimento do carro e por isso apostou em pilotos com mais experiência. Em termos de resultados, em 2024, Bottas terminou o campeonato sem marcar pontos enquanto Perez, companheiro do campeão Max Verstappen, foi o 8º colocado. A Cadillac negou qualquer intenção de contar com Christian Horner, demitido pela Red Bull, para a chefia da equipe.

        A Red Bull e a Racing Bulls, por sua vez, poderão avançar na definição das duplas para o ano que vem nas próximas semanas. Max permanecerá na Red Bull. Fala-se que o tetracampeão da Indy, o espanhol Alex Palou, 28 anos, poderia ser uma opção da equipe para correr ao lado de Verstappen. Isack Hadjar é alternativa. Na Racing Bulls, Liam Lawson está ‘sob observação’. 

        A Alpine, por seu lado, está em busca de um substituto para Franco Colapinto. Sondou, sem sucesso, Bottas e Perez que já estavam comprometidos com a Cadillac. O atual líder da Fórmula 2, o italiano Leonardo Fornaroli, 20 anos, que não está preso a nenhuma academia das equipes de F1, agrada muito ao chefe de equipe da Alpine, Flavio Briatore.

        Quanto ao trabalho para equiparar os motores em 2026, a FIA lançará mão do conceito ADUO (Oportunidades Adicionais de Desenvolvimento e Atualização), já nesse segundo semestre. Para evitar a disparidade, as montadoras, que estiverem defasadas em relação às mais eficientes, terão a possibilidade de utilizar mais recursos – novas atualizações, por exemplo – para garantir um melhor rendimento.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.