Piastri vence Norris na chuva e no seco

Oscar Piastri mergulhou na Eau Rouge, retardou a freada e ultrapassou o pole position Lando Norris na primeira volta do GP da Bélgica com bandeira verde (a quinta da corrida), em Spa-Francorchamps. Norris buscou uma alternativa – pneus duros após a troca dos intermediários pelos lisos – mas teve de se conformar com o 2º lugar. Charles Leclerc completou o pódio. Lewis Hamilton ganhou 11 posições, terminando em 7º e foi eleito o ‘Piloto do Dia’. Gabriel Bortoleto marcou pontos pela segunda vez chegando em 9º lugar. Os promotores belgas anunciaram um público de 389 mil pessoas nos três dias do evento. A Fórmula 1 corre no próximo final de semana no Hungaroring.
A corrida atrasou 80 minutos por causa do excesso de água na pista. Com largada em movimento, com pneus intermediários, a vitória de Piastri foi estabelecida logo no começo. As trocas de pneus começaram na volta 12 e a maioria dos pilotos optou por pneus médios. A expectativa era a de uma segunda parada o que acabou não se concretizando. Com pneus duros para evitar uma segunda parada, Norris foi em frente, mas não chegou a ameaçar o líder. Os carros da McLaren voaram na pista e o terceiro colocado, Charles Leclerc com Ferrari, chegou 20,1 segundos atrás de Norris. Max Verstappen, o 4º colocado, ensaiou várias vezes uma ultrapassagem sobre Leclerc mas sem sucesso. Na classificação do campeonato, Max está a 81 pontos do líder Piastri, tornando remota a chance do pentacampeonato mundial. No campeonato de construtores, a McLaren tem mais do que o dobro de pontos da Ferrari, 2ª colocada, e avança para o bicampeonato mundial.
Largando em 10º lugar e passando pela segunda vez para o Q3, Gabriel Bortoleto pilotou com cuidado sobre o piso molhado e acelerou quando a pista secou. Em jogo de equipe, superou Nico Hulkenberg em busca do 8º lugar o que não aconteceu.
Sábado, na sprint, Laurent Mekies começou bem a sua carreira na Red Bull, substituindo Christian Horner. Max Verstappen, com o segundo tempo, superou Oscar Piastri na primeira volta e manteve a ponta até o final, seguido pela dupla da McLaren. A corrida curta teve poucas ultrapassagens.
Fórmula 3 – A chuva impediu a realização na prova principal no domingo. No sábado, na corrida curta, o brasileiro Rafael Câmara terminou em 5º e segue na liderança do campeonato com 28 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Restam duas etapas até o final da temporada: Hungaroring, no próximo final de semana, e Monza.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.