Logo F1 SP GP Home page

Norris, a vitória da estratégia.

Por: Castilho de Andrade
04/agosto/2025
3 min de leitura

Lando Norris está vivo na disputa do Mundial de F1 2025. A estratégia ousada de uma só parada garantiu o primeiro lugar no GP da Hungria. Oscar Piastri, com duas paradas, terminou em 2º e George Russell completou o pódio. O pole Charles Leclerc foi o 4º. Gabriel Bortoleto, eleito pela segunda vez o ‘Piloto do Dia’, conseguiu sua melhor classificação: 6º colocado. A organização anunciou um público de 300 mil pessoas nos três dias do evento. A Fórmula 1 entra em merecidas férias de verão e retorna dia 31 de agosto com o GP dos Países Baixos, no circuito de Zandvoort.

A corrida de Hungaroring, 14ª etapa do ano, teve seus melhores momentos nas voltas finais quando Oscar Piastri se aproximou de Norris. A diferença caiu para menos de um segundo, mas mesmo com pneus 20 voltas mais novos, ele não conseguiu a ultrapassagem. A melhor tentativa aconteceu na penúltima volta. Piastri queimou os pneus e Norris defendeu-se bem. A disputa pelo título, limitada aos dois pilotos até prova em contrário, está equilibrada. Piastri segue na liderança, mas com apenas 9 pontos de vantagem sobre Norris.

Quem lamentou o resultado da prova foi Charles Leclerc que discordou da estratégia da equipe Ferrari, fazendo a primeira parada muito cedo na 20ª volta. Ele faria a segunda na volta 41 e passou a reclamar das condições do carro. Na volta 62, Leclerc perdeu para George Russell a chance de subir ao pódio. Depois da corrida, os engenheiros da equipe revelaram um problema no chassi.

Bortoleto teve um final de semana excepcional. Na sexta, ele ficou até tarde no autódromo, acompanhando mudanças no carro. O resultado veio no sábado quando ele cravou o 7º tempo na classificação. Na corrida, manteve o desempenho, andando no mesmo ritmo de Fernando Alonso, Max Verstappen e Lance Stroll, fez a troca na 43ª volta, e assegurou a 6ª posição. Com o resultado, soma 14 pontos e está em 17º lugar.

GP SÃO PAULO DE F1 – A corrida nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Interlagos, contará com nova escolha de compostos. Os pneus C5 (os mais macios) não serão utilizados. A escolha da Pirelli ficou com os compostos C2, C3 e C4, a mesma da corrida de 2023. No ano passado, foram C3, C4 e C5. A opção do C2, portanto, dará às equipes chance de um ‘stint’ mais longo.

FÓRMULA 3 – Nos passos de Gabriel Bortoleto, o pernambucano Rafael Câmara conquistou o título da F3 com uma corrida de antecedência. Largou da pole e não teve adversários em todo o percurso. Na sprint, sábado, terminou em 8º. Com 156 pontos, o piloto da Academia Ferrari não poderá mais ser alcançado. A F3 terá a última etapa em Monza, no dia 7 de setembro.

 

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.