Hungaroring, pela 40ª vez.

O GP da Hungria de Fórmula 1, a corrida que rompeu o muro com a Europa socialista, chegará a sua 40ª edição no próximo final de semana. De 1986, com o triunfo de Nelson Piquet, até o ano passado, quando Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória na F1, a prova no Hungaroring, nos arredores de Budapeste, foi sempre um desafio com suas características particulares – traçado estreito de 4381 metros (72 metros a mais do que Interlagos), curvas fechadas e retas curtas. Antes das férias de verão, a 14ª etapa do Mundial 2025 acontece neste domingo com transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM a partir das 10h (de Brasília). A classificação, sábado, será às 11h.
A corrida tem algumas estatísticas interessantes. Lewis Hamilton, por exemplo, venceu 8 vezes, com 12 pódios. Uma nova vitória e ele igualará seu próprio recorde de maior número de conquistas em um mesmo GP (na Inglaterra, ele soma 9 triunfos). Com 12 vitórias, a McLaren, favorita no próximo domingo, lidera entre as escuderias.
Assim como Oscar Piastri, que venceu pela primeira vez na Hungria, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Damon Hill, Heikki Kovalainen e Jenson Button também cravaram sua primeira vitória nesse mesmo circuito. Nos casos de Ocon e Kovalainen, a única vitória da carreira.
O automobilismo brasileiro tem uma presença marcante na história desse GP. As três primeiras vitórias foram brasileiras: Nelson Piquet (1986 e 1987) e Ayrton Senna (1988). Senna ainda venceria em 1991 e 1992 enquanto Rubinho Barrichello conquistou o primeiro lugar em 2002.
Com previsão parcial de chuva e temperatura em 30 graus, Lewis Hamilton terá que se esforçar para obter a 9ª vitória na Hungria. Nesta semana, a Ferrari anunciou que não realizará novas atualizações até o final do campeonato, concentrando-se no modelo 2026. Já a Red Bull, amargando dificuldades, promete uma nova atualização.
Classificada pela equipe como ‘atuação impecável’ em Spa, Gabriel Bortoleto chega à Hungria com chances de repetir o bom resultado. Os carros da Sauber devem se adaptar bem ao traçado.

O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.