GP SÃO PAULO DE F1 RATIFICA SEU COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
O GP São Paulo chega à nova edição reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. O evento integra o programa global da F1 voltado à redução de impacto ambiental, e que tem como meta zerar as emissões líquidas de carbono até 2030.
Desde 2021, o GP São Paulo vem implementando um conjunto de ações voltadas para a sustentabilidade ambiental. Dentre as iniciativas, passou a compensar 100% de suas emissões de CO₂. A edição de 2024 do GP foi um marco também com relação à reciclagem de materiais. A implementação de um sistema de copos retornáveis, com mais de 120 mil unidades distribuídas e uma taxa de devolução de 25%, evitou o descarte de cerca de 4 toneladas de plástico na natureza. Ainda na área de reaproveitamento de materiais, destacamos a destinação ambientalmente adequada de 44 toneladas de pneus não reutilizáveis, além da coleta e o rerrefino do óleo lubrificante usado pelas equipes.
Novos avanços
Para este ano, o evento projeta novos avanços em seus cinco eixos estratégicos de atuação com relação à sustentabilidade : gestão de resíduos, estímulo ao uso do transporte coletivo, energia renovável, redução das emissões de carbono e o social. Para garantir o engajamento dos vários públicos de relacionamento, o Grande Prêmio de São Paulo vai reforçar a comunicação, com campanhas educativas sobre descarte correto de resíduos, transporte sustentável, uso consciente de recursos, diversidade e inclusão e combate ao assédio. Em outra iniciativa, fornecedores, equipes e parceiros receberão um manual de sustentabilidade e cláusulas contratuais específicas sobre boas práticas ambientais.
Uma das metas para este ano é eliminar o uso de plástico descartável, com a ampliação do sistema de copos retornáveis e a substituição de utensílios de uso único por materiais biodegradáveis ou reutilizáveis. Outro ponto de destaque é o aperfeiçoamento do inventário de emissões de gases de efeito estufa, com dados mais precisos e integração de fornecedores e parceiros logísticos. Todo o processo seguirá os protocolos de emissões de gases, com compensação integral das emissões por meio de créditos de carbono certificados, provenientes da valorização de resíduos, em parceria com o Grupo Solví.
A gestão de resíduos também será expandida com segregação na origem, rastreabilidade via empresa especializada, parceria com cooperativas locais para triagem de recicláveis e compostagem de resíduos orgânicos. Pneus, madeiras, óleo de cozinha, e outros resíduos especiais continuarão recebendo destinação certificada. O óleo lubrificante usado dos carros de corrida, serão novamente destinados à produção de novos produtos de alta performance, retornando ao mercado, através de parceria com a empresa Lwart Soluções Ambientais. O trabalho de triagem de material vai proporcionar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Na mobilidade, o plano prevê a reativação da Estação Cidade Dutra, conectando a linha de trem diretamente ao autódromo, além da ampliação do transporte coletivo e das opções acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.
Em energia, o foco será ampliar o uso de fontes renováveis, como a matriz fotovoltaica do autódromo, e reduzir gradualmente a dependência de geradores a diesel. Em 2024, o evento alcançou a certificação de duas estrelas no programa ambiental da FIA (FIA Environmental Accreditation Programme). A meta para 2025 é conquistar a terceira estrela, o mais alto nível da acreditação, que reconhece práticas sustentáveis e melhoria contínua em governança ambiental.
“Acreditamos que o esporte é uma potente plataforma para mobilizar pessoas, e levar mensagens para um amplo público. Queremos ser agentes e disseminadores da cultura da sustentabilidade ambiental, da diversidade e da inclusão. Promover um legado de mudanças positivas a cada Grande Prêmio, trazendo benefício diretos para a comunidade local sob a forma de empregos e renda. Tudo isso conjugado com a preservação ambiental”, diz Alan Adler, CEO do GP São Paulo.
Compromisso com o social
O GP São Paulo reforça seu compromisso com a responsabilidade social com uma série de iniciativas voltadas à diversidade, à inclusão, à capacitação profissional, à geração de renda e à segurança alimentar.
Para promover um ambiente mais diverso, em linha com as diretrizes da F1, o GP São Paulo tem investido em treinamento de seus colaboradores, e no diálogo com seus parceiros. Fornecedores têm sido estimulados a promover a diversidade em seus processos de recrutamento. Outra prioridade é a melhoria da acessibilidade do Autódromo, que tem sido garantida pelos serviços SMPED e Atende+/SPTrans. Para tornar o GP São Paulo um ambiente seguro para todas as pessoas, estão sendo desenvolvidas ações de combate ao assédio e à discriminação.
Entre as ações para a geração de emprego e renda, destacamos o apoio a cooperados de reciclagem e o incentivo à criação e manutenção de hortas comunitárias, projeto realizado no Jardim Ibirapuera.
Na frente da capacitação profissional, destaque para o programa de formação de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica em mecânica de automóveis. O projeto, realizado em parceria com a Escola do Mecânico, vai capacitar mais 100 mulheres este ano. O programa conta com o apoio da Mubadala Capital.
No âmbito da segurança alimentar, destacamos o programa Food Donation que destina o excedente de alimentos dos restaurantes do GP a instituições sociais. Em 2024, foram doadas mais de 15 toneladas de alimentos para as instituições SEFRAS, Formiguinhas em Ação e Escudo do Bem.
O Formula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025 é realizado neste final de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, e promete mais uma vez reunir um público recorde, consolidando São Paulo como uma das capitais mundiais do automobilismo. Todos os ingressos para a corrida estão esgotados.
Sobre o GP São Paulo de F1
O GP São Paulo de F1 é o principal evento recorrente do calendário esportivo brasileiro. Uma das etapas do Campeonato Mundial de pilotos e construtores, acontece anualmente no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. A última edição reuniu público de 291,7 mil pessoas no autódromo nos três dias de evento e injetou mais de R$1,96 bilhão na economia local, além de proporcionar cerca de 20 mil empregos. Transmitido ao vivo para mais de 180 países, gera US$447,3 milhões em retorno de mídia para a cidade de São Paulo. Além de proporcionar entretenimento de qualidade, o GP São Paulo de F1 coloca à disposição de seus parceiros uma poderosa plataforma para divulgação de marcas e para relacionamento. Em total alinhamento com as diretrizes da F1, o GP São Paulo é agente disseminador da cultura da sustentabilidade ambiental, do respeito à diversidade e da inclusão social.
Mais informações para a imprensa:
GP São Paulo de F1
Castilho de Andrade/Marília Frias
[email protected]