Logo F1 SP GP Home page

Corrida do México incendeia o GP de São Paulo de Fórmula 1

Por: Castilho de Andrade
27/outubro/2025
3 min de leitura

Lando Norris venceu no México e assumiu a ponta do campeonato por 1 ponto. E Max Verstappen reduziu para 36 pontos a diferença para o novo líder. Charles Leclerc foi o 2º e Verstappen o 3º.  Oliver Bearman, 4º colocado, foi eleito o ‘Piloto do Dia’.  George Russell cravou a melhor volta. Gabriel Bortoleto ganhou 6 posições na prova e terminou em 10º, marcando mais um ponto. A organização anotou um público de 401.326 pessoas nos três dias do evento. A próxima etapa será o GP São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Interlagos. Espera-se um duelo intenso entre as McLaren, Ferrari e o tetracampeão mundial Max Verstappen.

Com estratégias distintas de pneus, a corrida no circuito Hermanos Rodriguez foi muito boa. Os três primeiros colocados fizeram apenas uma parada assim como Gabriel Bortoleto e acabaram se dando melhor.  Lewis Hamilton, que cortou caminho e não devolveu a posição, foi punido com 10 segundos.

Enquanto Norris largou na pole e não perdeu a liderança durante as 71 voltas, Oscar Piastri largou em 7º e teve dificuldades para fazer ultrapassagens e acabou em 5º lugar, com dois pits stops. Se terminasse em 4º, o australiano permaneceria na liderança do campeonato. Piastri estava na ponta da classificação desde o GP da Arábia Saudita. Nas últimas corridas, entretanto, não esteve bem, permitindo a reação de Lando Norris e Max Verstappen.

Não fosse um ‘safety car virtual’ por conta da posição de Carlos Sainz parado na pista, Verstappen teria, nas duas últimas voltas, chance de ganhar a posição de Leclerc. E Piastri poderia superar Oliver Bearman, embora o traçado não ofereça muitos pontos de ultrapassagem.

O Mundial de F1 terá ainda quatro provas e duas sprints pela frente: São Paulo (com sprint), Vegas. Catar (com sprint) e Abu Dhabi. Isso corresponde a um máximo de 116 pontos. A disputa entre Lando Norris e Oscar Piastri está totalmente aberta. Com 36 pontos em relação ao líder, Max Verstappen precisará contar com erros dos adversários e improváveis falhas nos respectivos equipamentos. Com 33 pontos em jogo (25 pela vitória na corrida e 8 pelo 1º lugar na sprint), o GP de São Paulo poderá ser um ponto-chave na luta pelo título do Mundial de Pilotos.

Autor Castilho de Andrade

O autor Castilho de Andrade

Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.