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Interlagos

Interlagos, a tradição do automobilismo

Imagem do S do Senna
Imagem da Reta de Largada
Imagem da Subida aos Boxes
Imagem do Mergulho
Imagem do Bico de Pato
Imagem do Pinheirinho
Imagem da Laranjinha
Imagem da Reta Oposta
Imagem da Curva do Sol

S do Senna

Velocidade Máx. 166 km/h
Marcha 4
Força G 3,87

Reta de Largada

Velocidade Máx. 200 km/h
Marcha 6
Força G 3,52

Subida aos Boxes

Velocidade Máx. 160 km/h
Marcha 4
Força G 3,50

Mergulho

Velocidade Máx. 210 km/h
Marcha 6
Força G 4,40

Bico de Pato

Velocidade Máx. 90 km/h
Marcha 2
Força G 2,90

Pinheirinho

Velocidade Máx. 140 km/h
Marcha 3
Força G 3,70

Laranjinha

Velocidade Máx. 180 km/h
Marcha 4
Força G 3,90

Reta Oposta

Velocidade Máx. 200 km/h
Marcha 6
Força G 2,87

Curva do Sol

Velocidade Máx. 180 km/h
Marcha 5
Força G 3,92

A História

Interlagos, 84 anos, sempre de cara nova. O autódromo, que já recebeu 51 corridas de Fórmula 1 em sua história e recebeu campeões de todas as décadas desde os anos 70, continua sendo a peça de resistência do automobilismo sul-americano. É o único circuito do continente aprovado pela FIA para a Fórmula 1 e as últimas reformas o colocam no mesmo patamar dos autódromos clássicos de Silverstone, Monza, Spa entre outros.

 

A fama internacional da pista começou mesmo na década de 70. Depois de uma reforma essencial para adequar o traçado de 7,960 metros para corridas de monopostos, Interlagos viu surgir o primeiro campeão mundial de F1 pelo Brasil, Emerson Fittipaldi. Emerson venceu em 70 o Campeonato Internacional de Fórmula Ford. Em 71, o mesmo Emerson conquistou a vitória em uma corrida de Fórmula 2. Interlagos estava apto, então, para receber em 72 uma corrida extracampeonato de F1, vencida por Carlos Reutemann. Mas Emerson deu o troco no ano seguinte, ganhando o GP Brasil, já então somando pontos para o Mundial de F1. Emerson voltaria a vencer no ano seguinte, 1974, sob forte chuva, cabendo a José Carlos Pace a vitória em 1975, a única de sua carreira. Pace, que morreu em um acidente aéreo em 1977, dá nome ao autódromo paulistano.

 

Depois, nos anos 90, veio a reforma do traçado para a volta da F1 a São Paulo. O circuito foi reduzido de 7,9 quilômetros para 4,3 quilômetros, de acordo com as exigências da categoria. A pista ficou mais curta, mas o grau de dificuldade se manteve. E os carros passaram a correr mais tempo juntos, tornando as corridas mais interessantes para o público. A reforma teve o dedo de Ayrton Senna, responsável pelo desenho do S do Senna, a curva emblemática do traçado. Senna mostrou seu arrojo e categoria em duas vitórias memoráveis em Interlagos em 1991 e 1993.

 

De 70 até hoje, Interlagos tornou-se o palco esportivo do maior evento esportivo internacional do Brasil, recebendo todos os anos a elite mundial da Fórmula 1, de Jackie Stewart a Michael Schumacher, de Nigel Mansell a Nelson Piquet, de Niki Lauda a Ayrton Senna.

 

As corridas de Fórmula 1 trouxeram ilustres visitantes internacionais icomo os artistas Gene Hackman, Ugo Tognazzi, Sydne Rome, Gael Garcia Bernal, Mick Jagger entre outros. José Carlos Pace foi dublê de Al Pacino em Interlagos, nas cenas de pista do filme ‘Bobby Deerfield’, do diretor Sydney Pollack, no GP Brasil de Fórmula 1 de 1976. Em 1979, foi o beatle George Harrison quem pontificou no autódromo paulistano, em sua visita ao Brasil.

 

Nas bandeiradas, Pelé, Gisele Bündchen, Rebeca Andrade (a maior medalhista olímpica da história do país) e a Rainha Marta, seleção feminina de futebol, marcaram forte presença cercados de fãs desde a chegada a Interlagos.

 

Desde 2021, o GP ganhou o nome da cidade que abraça o autódromo: São Paulo. Com nova organização, a prova passou a dar ênfase também ao entretenimento, valorizando grupos musicais brasileiros, grandes intérpretes e, garantindo modernidade e tradição ao evento.

 

A rivalidade entre Max Verstappen (vencedor em 2019 e 2023) e Lewis Hamilton (vencedor em 2018 e 2021) deu o tom das mais recentes corridas de F1 em Interlagos. O traçado e a tradição de grandes corridas asseguraram ao autódromo o direito de realizar a sprint race, a corrida curta de F1 no sábado, desde 2021. É o único circuito a receber a sprint três vezes seguida. A quarta será nessa temporada de 2024.