Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Verstappen e Alonso arrasam em Zandvoort

Por Castilho de Andrade

A Fórmula 1 viveu um dia de fortes emoções no Grande Prêmio dos Países Baixos. E os responsáveis foram dois bicampeões mundiais: Max Verstappen, 25 anos, piloto da Red Bull e Fernando Alonso, 42 anos, piloto da Aston Martin. Se Max vacilou na primeira pancada de chuva, perdendo terreno para Sergio Perez e levou 13 voltas para subir da 13ª posição para a liderança, garantindo a vitória em casa, Alonso vai se qualificando como o maior adversário do etarismo no esporte a motor, chegando em segundo com todos os méritos. Os dois foram brilhantes. Beneficiado pela punição de cinco segundos aplicada a Sergio Perez, Pierre Gasly assegurou o terceiro lugar do pódio. A Fórmula 1 volta a correr no próximo domingo com a disputa do GP da Itália, em Monza.

A chuva teve um grande protagonismo na corrida, obrigando os pilotos a trocas sucessivas de pneus. Dos slicks para os intermediários e daí para os pneus de chuva. Depois a volta para os slicks. Equipes como a Ferrari e a AlphaTauri se complicaram nos pits, atrapalhando Leclerc e Tsunoda. Na pista molhada nem todos os pilotos conseguiram se dar bem. Logan Sargeant, da Williams, foi o primeiro a bater no muro de proteção. Depois vieram Charles Leclerc com sua Ferrari e, finalmente, Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, provocando uma demorada bandeira vermelha sob uma forte queda de água.

A corrida no circuito de Zandvoort, com suas curvas inclinadas de 18 graus, teve uma presença inesperada. Na sexta, Daniel Ricciardo envolveu-se em um acidente no segundo treino livre e acabou sofrendo uma fratura no metacarpo da mão esquerda. Passou por cirurgia em Barcelona e dificilmente correrá em Monza. Com isso, a AlphaTauri promoveu a estreia do neozelandês Liam Lawson, piloto de testes da escuderia, que atualmente disputa a Super Fórmula, no Japão. No treino de sábado, Lawson ficou no Q1. Na corrida, ousou até uma ultrapassagem sobre Charles Leclerc. E terminou a prova em 13º lugar, excelente para um estreante.

Com o triunfo, o terceiro consecutivo em Zandvoort, Max igualou o recorde de Sebastian Vettel, com nove vitórias seguidas (ele já soma 11 na temporada) em uma mesma temporada. Agora, ele leva 138 pontos de

vantagem sobre Sergio Perez, o segundo colocado do campeonato de pilotos. No Mundial de Construtores, a Red Bull já tem mais do que o dobro de pontos da Mercedes que vem em 2º lugar.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.