Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Sob as luzes de Singapura

Por Castilho de Andrade

O GP de Singapura, uma das atraentes provas noturnas do calendário da Fórmula 1, pode abrir um novo caminho na disputa dos Mundiais de Pilotos e Construtores. A Red Bull, depois de perder a liderança dos construtores no Azerbaijão, teria decidido desistir da disputa, concentrando-se apenas no título de pilotos. Dessa forma, a competição ficaria entre a McLaren e a Ferrari. A corrida de Singapura, no traçado de Marina Bay, acontece neste domingo, às 9h00 (hora de Brasília), com transmissão exclusiva da BandTV. No sábado, o treino de classificação será às 10h00.

       No começo do ano, durante apresentação da nova Ferrari, Carlos Sainz Jr. apontou Miami, Monza e Singapura como circuitos onde a equipe poderia render bem. Em Miami, Charles Leclerc foi ao pódio em 3º. Em Monza, Leclerc venceu.

       Nas estatísticas de Singapura, três equipes conquistaram quatro vitórias cada: Mercedes, Ferrari e Red Bull. A McLaren tem apenas uma vitória, em 2009, com Lewis Hamilton. Do grid atual, já venceram no Marina Bay Street Circuit, além de Hamilton, Fernando Alonso, Sergio Perez e Carlos Sainz Jr, no ano passado. É bom lembrar que a temporada de 2024 continua atraente e imprevisível. Sete vencedores de quatro equipes distintas.

          Em Singapura, depois de cumprir suspensão na corrida de Baku, o dinamarquês Kevin Magnussen volta ao cockpit da Haas e Ollie Bearman segue como piloto reserva da Ferrari.

       A McLaren já determinou que a prioridade nesta fase do campeonato é permitir que Lando Norris some o maior número possível de pontos para se aproximar de Max Verstappen que lidera a competição. A Ferrari também trabalha para favorecer Charles Leclerc. O candidato da Red Bull é Max Verstappen já que seu companheiro de equipe, Sergio Perez, ocupa uma desconfortável posição de 8º colocado do campeonato, com 170 pontos a menos do que Max. A Red Bull prometeu anunciar entre Singapura e Austin, a corrida seguinte, como ficará a formação da RB Honda em 2025 onde Yuki Tsunoda já está com o contrato renovado. Sergio Perez, Daniel Ricciardo e o piloto de testes Liam Lawson são diretamente interessados nessa negociação. E correndo por fora está o vice-líder da Fórmula 2, Isack Hadjar.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.