Logo do Fórmula 1 GP Brasil
 

Bem-vindo ao único site oficial do F1 Grande Prêmio de São Paulo

Quem segura a Red Bull?

Por Castilho de Andrade

BAKU, AZERBAIJAN - APRIL 30: Race winner Sergio Perez of Mexico and Oracle Red Bull Racing celebrates with teammates in parc ferme during the F1 Grand Prix of Azerbaijan at Baku City Circuit on April 30, 2023 in Baku, Azerbaijan. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202304300702 // Usage for editorial use only //

Quarta etapa do Mundial de F1 – GP do Azerbaijão - quarta vitória e terceira dobradinha da equipe Red Bull. Desta vez, Sergio Perez cruzou a linha em primeiro seguido por Max Verstappen, que lidera o campeonato com seis pontos de vantagem, e Charles Leclerc. No próximo domingo, às 16:30, a disputa será no circuito de Miami.

Um ‘protegido’ de Verstappen, o também holandês Nyck de Vries, da AlphaTauri, acabou prejudicando involuntariamente o campeão mundial ao bater no muro e provocar a entrada do safety car. Verstappen tinha acabado de trocar os pneus e, depois do acidente, os demais ponteiros da prova fizeram seu pit. Em um circuito com muros próximos e ultrapassagens arriscadas, Verstappen só conseguiu superar Leclerc e teve de se conformar com o segundo lugar. Na véspera, durante a primeira sprint do campeonato, Verstappen foi atingido por George Russell na primeira volta, prejudicando a carenagem e impedindo o piloto de lutar pela vitória. Perez venceu e Verstappen acabou em terceiro.

Acidentes são normais em corridas. O que não é normal é a distância da Red Bull para as demais escuderias. A diferença entre Leclerc e Verstappen, no circuito de Baku, foi 21s2. Depois de quatro corridas, a Red Bull abriu 93 pontos sobre a Aston Martin, 104 sobre a Mercedes e 118 sobre a Ferrari.

A Red Bull está em uma situação cômoda no Mundial. A questão é saber como enfrentará nas próximas provas a disputa entre seus dois pilotos. O mexicano Sergio ‘Checo’ Perez, que não se intimida diante do bicampeão mundial, vai se estabilizando como um excelente piloto em circuitos de rua. Pilota com segurança, administra bem o resultado e não é fácil enfrentá-lo. Max Verstappen é técnico, rápido e muito agressivo em qualquer situação. A Red Bull tem sido honesta, garantindo a imparcialidade na disputa entre os dois pilotos. Até agora, duas vitórias para cada um. Verstappen pediu à equipe uma ‘revisão’ da logística de pitstops pois acha que acabou prejudicado.

Por enquanto a competição pelo título de 2023 está limitada aos dois pilotos da Red Bull. Mas nada é definitivo na Fórmula 1.

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Formula 1 Grande Prêmio de São Paulo.