Lusail pronto para o tricampeonato de Max Verstappen
O GP de Fórmula 1 do Catar, no próximo final de semana, será disputado com muita festa sob a expectativa da conquista do terceiro título mundial de Max Verstappen. O circuito de Lusail recebeu reformas com um aumento para 50 boxes e incluindo um novo setor médico, painéis digitais para sinalização na pista, melhores acomodações na área VIP, cerca de detritos para proteger o público e uma extensão das arquibancadas cuja capacidade passará a ser de 40 mil espectadores. O GP noturno será o quarto da temporada com a corrida Sprint. A prova terá a transmissão exclusiva da BandTV e BandNews FM. Na sexta-feira, o treino de classificação para o GP começa às 14h (de Brasília); no sábado, a classificação para a Sprint será às 10h e a corrida Sprint às 14h30; no domingo, o GP do Catar está marcado para às 14h.
O Catar teve apenas uma única etapa da Fórmula 1 em 2021. No ano passado, a pedido dos promotores, a prova não entrou no calendário por causa da Copa do Mundo de Futebol. Ela volta agora iniciando um contrato de dez anos. No GP de 2021, Lewis Hamilton fez a pole e venceu a corrida, com Max Verstappen em 2º e Fernando Alonso, ainda pela Alpine, em 3º. A média horária do vencedor foi de 217,812 km/h.
Para que o público do Catar possa assistir à comemoração da conquista do título, Max terá apenas que terminar a prova com 146 pontos na frente de Sergio Perez, segundo colocado do campeonato. Atualmente essa diferença é de 177 pontos e 34 estarão em jogo em Lusail (26 do GP e 8 da corrida Sprint). Na prática, com apenas três pontos – basta um 6º lugar na corrida Sprint, por exemplo – Max já será tricampeão mundial com cinco corridas de antecedência – Estados Unidos, México, GP DE SÃO PAULO DE FÓRMULA 1, Las Vegas e Abu Dhabi. A equipe Red Bull, lembrando, já é campeã mundial de Construtores desde a prova de Suzuka. Mas a pressão da escuderia sob Sergio Perez é tamanha que o piloto mexicano contratou um psicólogo para conseguir manter o equilíbrio mental, segundo revelou a um jornal alemão.
Daniel Ricciardo continuará fora do grid e, mais uma vez, será substituído por Liam Lawson. Ricciardo ainda não está totalmente recuperado da cirurgia, depois de fraturar o metacarpo da mão esquerda. A princípio, ele retornará ao cockpit da Alfa Tauri no GP dos EUA, em Austin.
O autor Castilho de Andrade
Jornalista especializado em automobilismo e diretor de imprensa do Fórmula 1 Grande Prêmio de São Paulo.