O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2024 marcará a estreia de dois novos pilotos que nunca aceleraram no seletivo circuito de Interlagos: o argentino Franco Colapinto e o neozelandês Liam Lawson. Com pouca experiência, os dois pilotos serão atrações na corrida que será disputada nos dias 1, 2 e 3 de novembro.
Franco Colapinto defende a equipe Williams desde o GP da Itália quando passou a substituir o americano Logan Sargeant. Colapinto permanecerá como titular da equipe até o fim da temporada. A Williams já está com a dupla contratada para o próximo ano – Carlos Sainz Jr. e Alexander Albon – e Colapinto voltará a ser piloto de testes. Até agora, em três corridas disputadas, o argentino somou 4 pontos. Mais do que Sargeant em duas temporadas.
Já Liam Lawson terá, finalmente, a oportunidade de fazer uma nova sequência de corridas a partir do próximo GP, em Austin, no dia 20 de outubro. Ele fará as últimas seis provas do campeonato, substituindo o veterano Daniel Ricciardo que foi dispensado pela RB Honda após a prova de Singapura. Ao contrário de Colapinto, Lawson deverá correr pela equipe em 2025 ao lado do japonês Yuki Tsunoda.
No ano passado, Lawson entrou no lugar de Ricciardo, após o piloto sofrer uma fratura na mão nos treinos para o GP dos Países Baixos. Lawson correu cinco provas até a recuperação do australiano. A melhor classificação foi o 9º lugar na corrida de Singapura.
Informações duvidosas circularam na semana após o GP de Singapura dando conta que o mexicano Sergio Perez poderia anunciar sua despedida das pistas após o GP do México. Ele continuaria disputando o campeonato até Abu Dhabi. Ninguém confirmou ou negou a novidade. A história cresceu, sem qualquer comprovação, dando conta de que a suposta vaga de Perez, em 2025, poderia ser ocupada por Oscar Piastri, cujo empresário, o ex-piloto Mark Webber, tem excelentes relações com a Red Bull. Nesse caso a McLaren buscaria um piloto (Gabriel Bortoleto?) para ser o novo companheiro de Lando Norris. O contrato de Piastri com a McLaren vai até o final de 2026.
De qualquer forma, com a chegada de Liam Lawson à RB Honda, resta agora o último cockpit livre para 2025: o da Kick Sauber. Gabriel Bortoleto é forte candidato. A renovação com Valtteri Bottas, um acerto com a Williams para contratar Franco Colapinto e até um acordo com Daniel Ricciardo não estão descartados. O que parece definitivo é que o chinês Guanyu Zhou não seguirá na Fórmula 1.